top of page

Serviços e Projetos

 

Histórico

Há mais de 30 anos Castello vem executando serviços tecnológicos como pesquisador e coordenador técnico de Projetos de P&D e Telecomunicações que englobam diversas áreas de conhecimento.

 

Abaixo são relacionados alguns casos de sucesso que podem exemplificar a abrangência das áreas de atuação tecnológicas:

 

  • Coordenação técnica do projeto SGB - Satélite Geoestacionário Brasileiro, FINEP/CPqD, demandado pelo Ministério da Defesa e Ministério das Comunicações, visando prover capacidade satelital geoestacionária para as Forças Armadas, Controle do Espaço Aéreo, Meteorologia, Inclusão Digital e Governo Eletrônico;

  • Coordenação Técnica do Projeto de P&D pelo CPqD, para o desenvolvimento de um Sistema de Comunicações Sem Fio voltado para o atendimento de equipes de manutenção de linhas de transmissão de alta tensão para Furnas SA;

  • Coordenação Técnica do Projeto de P&D ANEEL / CPqD para a criação de uma metodologia de validação da interoperabilidade de relés multifuncionais operando de acordo como padrão IEC 61850;

  • Coordenação técnica do projeto RASFA-P3 (Redes de Acesso Sem Fio Avançadas - Integração Satélite WiMAX e LTE) FUNTTEL / CPqD que permitiu o desenvolvimento de soluções de integração de redes sem fio 4G com redes satélite, visando atendimento a usuários em regiões remotas.

SGB - Satélite Geoestacionário Brasileiro

 

 

Concebido para atender demandas estratégicas do governo Brasileiro, este projeto foi o precursor do atual SGDC (Satélite Geogestacionário de Defesa e Comunicações). Nesta ocasião o projeto visava atender prioritariamente as demandas da aeronáutica com um sistema de aumentação por satélite em banda L que permitisse a redução do intervalo entre aeronaves na mesma rota, permitindo atender o crescimento do tráfego aéreo nacional com maior segurança. O SGB planejou também capacidade satelital na banda X para atendimento às forças armadas terrestres e navais. Além disso a capacidade em banda C e Ku permitiria uma oferta de serviços a todos os ministérios federais e casa civíl. Com a banda S o SGB atenderia um serviço de imageamento para suporte às atividades de meteorologia e monitoramento de queimadas.

 

Na coordenação do SGB pelo CPqD, Castello atuou também nos estudos de definição da melhor posição orbital a ser ocupada pelo satélite brasileiro visando atender a todos estes serviços nas diferentes bandas L, S, C, Ku e X.

P&D FURNAS_IEC61850

 

Este projeto de P&D suportado pela ANEEL, visou desenvolver uma metodologia e validá-la experimentalmente para alcançar a interoperabilidade de relés digitais multifuncionais através do padrão IEC-61850. Este padrão, concebido para permitir a ampla integração dos sistemas de comunicação e operação das concessionárias de energia elétrica. Atuando nos diferentes níveis de barramento, desde o backbone aos elementos de campo (IEDs) a IEC-61850 permite a interoperabilidade completa da comunicação entre elementos da planta elétrica das subestações de energia e das linhas de transmissão.

O projeto contou com a participação dos principais fabricantes de relés digitais multifuncionais do mundo que sempre atenderam às concessionárias brasileiras porém de forma isolada.

P&D Furnas_LT

 

 

O projeto integrou numa única solução inovadora vários sistemas (sem fio, ótico e de energia) para prover comunicação para as equipes de manutenção de linhas de transmissão de FURNAS.

O sistema final foi composto de:

  • Access Point WiFi operando nos modos acesso e bridge permitindo a cobertura de sinal ao redor da torre de transmissão de energia e entre duas torres adjacentes;

  • Antenas omnidirecionais diretivas visando atender aos usuários e a interligação entre torres;

  • Switch e bandeja de emenda óptica visando a interligação do sistema WiFi à rede corporativa de Furnas, interconectando o sistema rádio ao cabo OPGW das linhas de transmissão;

  • Bateria e painel solar com estabilizador visando manter energizado todo o sistema mesmo em períodos de chuva ou alta nebulosidade;

  • Servidor SIP voltado para prover comunicação de voz (VoIP) e dados entre as equipes de campo (com PTT over WiFi) e toda a rede corporativa de FURNAS em todo o brasil, além de prover saída via PABX e Internet.

  • Câmera de video WiFi permitindo a supervisão das operações em campo pelas equipes de gestão de FURNAS.

  • Sistema de Gerencia permitindo monitorar e gerenciar todos os elementos de rede interligados na solução.

RASFA - P3

 

 

O subprojeto P3 das Redes de Acesso Sem Fio Avançadas (RASFA) buscou desenvolver uma integração dos sistemas sem fio de 4a geração (WiMAX e depois LTE) aos sistemas satelitais do FSS (Fixed Satellite Service).

O projeto coordenado pelo CPqD e financiado pelo FUNTTEL / MC envolveu importantes cooperações técnicas como a ETRI (South Korea) e a STARONE (Brasil).

A solução investigada visa o atendimento de serviços banda larga em áreas remotas com pouca ou nenhuma infraestrutura de comunicações terrestres.

bottom of page